Como cuidar do planeta [10 Dicas para ser um viajante responsável]

Você quer saber como cuidar do planeta e ser um viajante responsável?

Antes de qualquer coisa, eu quero que você leia estas perguntas:

  • Você sabia que existe uma ilha de lixo no oceano Pacífico, o tamanho da França?
  • Você sabia que morrem centenas de animais, a cada dia, pelo abuso indireta dos turistas? O que se você colocar no protetor solar quando você está indo para fazer snorkeling, você pode matar as tartarugas?
  • Você sabia que a população local pode se beneficiar da sua estadia no seu país? e o que você pode para ajudar as crianças a ter um futuro melhor?

Você pode fazer a diferença com pequenas alterações responsáveis que fazem em suas viagens.

Se você estiver preocupado a respeito de tudo que você já leu e quer ter um impacto positivo em sua próxima viagem, então continue a ler. Neste post , vou dar as minhas dicas para cuidar do planeta e como você pode ajudar na sua próxima viagem com a sua simples ações.

Em suma, como viajar de forma responsável. Porque, lembre-se, que todos nós vivemos neste mundo, e temos que cuidar dela para que possamos ter um planeta onde viver no futuro.

Você sabe como cuidar do planeta? 7 passos para ser um responsável viajante

Índice do post

  • Não se envolva em abuso de animais

Quantas vezes você já viu os turistas e viajantes na tv, no Facebook ou no Youtube upload de um elefante, tocando um golfinho, tirando fotos com os tigres ou pegando estrelas-do-mar?

Como cuidar el planeta

Eu sei que todos nós amamos os animais, e nós gostamos de estar perto, tocar e fazer fotos.

Quando vemos imagens de um amigo que foi para a Tailândia e fez uma foto com um bebê elefante ou um bebê tigre, a primeira coisa que você pensa é “bonito”. Mas temos que ter consciência de todo o sofrimento que está por trás dessas atividades e excursões.

Isso é o que está por trás de cada vez que alguém vai até um elefante:

Se gosta de mim, você entrou vontade de chorar, ele prega com o exemplo. Antes de cada viagem, à procura de passeios e responsável passeios que não envolver o abuso de animais. Visite um santuário em vez de um zoológico, você vai selecionar a diferença.

Tenha em mente que se você fizer qualquer uma das atividades com os animais que sofrem, são o financiamento destas empresas e que são responsáveis para o sofrimento desses animais.

Consejos para ser un viajero responsable

Você pode entrar em a , a Fundação para o Aconselhamento e a Ação em Defesa dos Animais, e ver em cada destino, o responsável de atividades que você pode fazer, e aqueles que envolvem o abuso de animais e você tem que evitar.

Além disso, você pode ler o que vos digo como viajar de forma responsável e como eu colocar meu granito de areia para cuidar do planeta.

Se você quer proteger os animais, este post você está interessado em: fazer você Viajar para o Quênia? .

  • Contribui para a economia local

Quando você for , pense sobre como você pode ajudar as pessoas do país onde você vai viajar.

Muitas vezes, fazer a reserva de um quarto em um hotel conhecido, de uma cadeia internacional, porque temos medo de ficar em um hotel que não temos referências.

Mas hoje em dia, é muito fácil, para saber como está o hotel graças as opiniões, o que deixou centenas de viajantes em sites como o Tripadvisor, ou de Reservas.

turismo sostenible

Escolha um local de habitação ou uma cadeia internacional em que 90% de seus funcionários são locais. É uma forma muito eficaz de ajudar o país e seu povo, em vez de deixar o dinheiro para o governo ou empresas multinacionais. Ele pensa que não apenas ajudar uma pessoa, mas com o salário de um empregado do hotel, ajuda para a sua família e toda a comunidade.

Além disso, é uma maneira incrível de conhecer a cultura do país, seus costumes, e você será capaz de interagir com as pessoas e saber em primeira mão como eles se sentem.

cuidado del planeta

Outra forma de contribuir para a economia local é comer em restaurantes locais, onde se pode saborear a comida típica e tradicional, e você irá explorar a cultura gastronômica do país.

Se você quiser contribuir para a economia local, em suas viagens, este post você está interessado em: .

Se você prefere cozinhar a sua própria refeição, compra os ingredientes no mercado local, onde, além de ajudar seu povo, tente frutas e legumes frescos, recém-colhidos. Posso pedir mais?

economia local

E, finalmente, contratar guias locais. Se você quiser um guia para acompanhá-lo durante a viagem ou qualquer dia para que você possa conhecer a história ou os detalhes de um monumento ou de qualquer área do país, eu recomendo que você contrate um guia local. Isso irá impactar positivamente na economia da comunidade.

  • Reduz o desperdício durante a viagem e cuide do seu planeta

Você não pode imaginar o impacto que o turismo tem sobre aqueles que amamos. Países como Fiji, ilhas Maldivas, Tailândia ou Indonésia, tem um problema sério com o desperdício, e existem praias e pequenas ilhas que estão cheios de lixo.

Como e de onde vem tal besteira? De todo o lixo que deitamos fora e acabam no mar: latas, garrafas, sacos de plástico, plástico…

viajar sin plastico

Estes resíduos não só viajar milhares de quilômetros para chegar até os lugares mais incríveis do planeta, mas muitos são deixados de lado, por tirar a vida de tartarugas, golfinhos, baleias e peixes.

Você se lembra que eu mencionei no início do post? Desde essa ilha é localizada no meio do Pacífico, e os cientistas estimam que ele tem uma área aproximada de 1.400.000 quilômetros quadrados.

No documentário Oceanos de Plástico, você pode conhecer o impacto negativo sobre o planeta a partir de resíduos que descartamos a cada dia:

Para cuidar dos nossos oceanos e reduzir o impacto ambiental da nossa viagem, é importante para reduzir o desperdício de plástico. Algumas das maneiras mais fáceis são:

  • Traga uma garrafa reutilizável de viagem, para não ter de comprar garrafas de plastictico todos os dias.

acciones para cuidar el medio ambiente

  • Coloque na mala um saco de pano maior, e quando você ir às compras, não pergunte para sacos de plástico e pano usado.
  • Nunca jogue lixo no chão. À procura de latas de lixo, e se você não vê na área, guardai-te a ti mesmo, o resíduo na mochila ou saco e jogá-lo fora quando você voltar para o seu alojamento.

Se você quiser saber mais sobre o tema, recomendo a leitura do post da Claudia .

Ela está viajando pelo Sudeste Asiático e sensibilizar as pessoas para que o plástico deixa de ser um dos maiores problemas ambientais do planeta.

  • Eu sei responsável com a população local

Muitas vezes nós pensamos que quando viajamos fazer tudo bem. Mas nada poderia estar mais longe da realidade.

Tenho cometido muitos erros em minhas viagens, e ao longo dos anos tenho vindo a aprender como melhorar a minha maneira de viajar e ser responsável para com a população local.

turismo responsable

O que eu quero dizer com isso? Especificamente:

Para respeitar os costumes e tradições do país.

Não há nada mais enriquecedor para aprender sobre a cultura de cada país, como vivem, o que comem, quais são as suas tradições. Mas, muitas vezes, como um choque cultural com a nossa, ou ser totalmente diferente.

Viajamos para aprender, com mente aberta, por isso é importante que respeitemos estas culturas diferentes e nós documentemos antes de viajar para não estragar e ser respeitoso.

turismo solidario

Não fomentes a exploração de crianças.

A certeza de que, em qualquer de suas viagens, você já se encontrou com crianças pedindo dinheiro.

Não fomentes crianças a ser mendigos, porque na maioria das vezes eles são máfias que exploram crianças, em vez de ir para a escola, passam o dia pedindo dinheiro ou vendendo coisas para os turistas. Dar um monte de punição e você quebra a alma deles, mas se você dá dinheiro, você é apenas o incentivo à exploração de crianças.

viajar de forma responsable

Para apoio a projetos comunitários.

Em muitos locais, hotéis, você pode aprender em primeira mão sobre os projetos que ajudam a comunidade, e você também pode visitá-los, e ajudar em tudo que podem.

É uma das formas mais simples para ajudar a população local, e não há nada melhor do que uma .

  • O poder em suas viagens é mais importante do que você pensa

Este tema é bastante polêmico e sempre que alguém menciona, abre-se um grande debate; mas eu não posso escrever sobre o turismo responsável e de como cuidar do planeta sem uma menção.

como cuidar el medio ambiente

ecoturismo

Existem muitos estudos por trás dele que afirmam que o consumo de produtos de origem animal está destruindo o meio ambiente e a saúde do ser humano. Cada vez que comer carne, por exemplo, não percebemos todo o impacto negativo que tem.

Agora não só falam do sofrimento animal, mas o impacto ambiental que tem para a criação e alimentação de forma industrial para vacas, porcos ou outros animais.

Você sabia que as vacas emitem gás metano, que é prejudicial para o planeta?

Se você quer aprender um pouco mais sobre este tópico, há um monte de informação fiável e comprovada informações na Internet. Eu recomendo que você veja o documentário Cowspiracy. O meu me impactou muito e me ajudou a entender muitas coisas que eu não sabia. Deixo-vos abaixo:

Em muitos locais, há uma cultura de vegetarianos e veganos refeições que leva a se espalhar por anos, e você também pode encontrar centenas de pratos deliciosos sem produtos de origem animal em todo o mundo. Se você quiser procurar por restaurantes veganos em qualquer destino do mundo, eu recomendo que você verifique o web , ou você faça o download do Aplicativo gratuito.

  • Usa menos energia e água durante as suas viagens

Como já mencionei antes, é melhor viajar com uma garrafa reutilizável para não gerar resíduos comprar todos os dias de garrafas de plástico. Mas também ter em mente que, como tentamos poupar recursos em nossa casa, temos que fazê-lo muito enquanto viajamos. Como?

A poupança de água e energia sempre que possível.

turismo sustentable

Sempre desligue as luzes e o ar condicionado no seu quarto de hotel antes de sair. Você acha que se for um local de hospedagem, menos dinheiro que você economizar em energia, mais dinheiro você terá para a comunidade.

Gastar menos água a cada vez que você duche, você lava suas mãos ou puxar a corrente. Pode parecer bobagem, mas em 10 minutos de chuveiro, passamos de 200 litros de água, e a cada vez que tira da cadeia, você pode passar até 20 litros. Que incrível verdade?

viajes solidarios

Se você acha que beber cerca de dois litros de água por dia, imagine que toda a água que desperdiçamos. E que, em um país em desenvolvimento, onde a falta de água e comida, não é muito responsável. De modo manter isso em mente na próxima vez que você abrir a torneira quando estiver viajando.

  • Quando você retornar da viagem, conversar

Não há nada mais importante do que informar e sensibilizar as pessoas sobre os impactos negativos do turismo e como ser responsável viajante.

Portanto, a melhor coisa que você pode fazer quando você retornar da viagem, é para contar tudo o que você já viu sua família e amigos, e para ajudá-los a compreender a importância do turismo responsável. Sem dúvida, você é o melhor professor que você pode ter.

consejos para cuidar el planeta

O ano de 2017, foi o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, e as campanhas que se tornou uma base global, serviu para conscientizar as pessoas sobre o impacto negativo do turismo no mundo e a importância de colocar o nosso grão de areia em cada viagem.

Além disso, no ano passado, o técnico de secretariado em conjunto com o Instituto de Turismo Responsável, que criou o Manifesto do Responsável Viajante para minimizar os impactos negativos sobre a andl ecossistema, a economia, a sociedade e a cultura do destino turístico. Você pode dar uma olhada .

Estou ciente de que às vezes é difícil saber como agir para ser um responsável viajante, e eu mesmo tenho feito coisas em minhas viagens, que eu não tenho orgulho.

Mas agora, com todas as informações que temos sobre o turismo responsável e o impacto do turismo nos países para onde viajamos, não há desculpa para não viajar de forma responsável e sustentável.

E você, fazer você fizer qualquer uma dessas coisas para cuidar do meio ambiente quando você viaja?

Eu abrir o debate, eu adoraria saber a sua opinião sobre o tópico, é só escrever um comentário no final do post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *