As 3 substâncias que devem ter no seu creme hidratante para pele

Não há dúvidas de que no mercado há uma série de creme hidratantes e opções para manter a sua pele sempre bonita. Alguns são bem específicos, prometendo clarear manchas dos olhos ou tirar somente as pintas das mãos, por exemplo. Mas como saber quais desses cremes realmente funcionam?

Abaixo, segue os componentes que devem aparecer na lista de ingredientes do seu creme hidratante. São essas substâncias as que irão, realmente, fazer alguma diferença para a saúde da sua pele!

cremes hidratantes

1. SPF

SPF é uma sigla que em inglês correspondem a Sun Protection Factor, o fator de proteção solar, um número que indica o tempo que você pode se expor a pele protegida, sem queimar-se em frente à radiação uv.

Assim, se uma pessoa demora 10 minutos para queimar e usa uma proteção solar 15, estará protegida por 150 minutos (10×15).

A recomendação dos especialistas é para usar em cada manhã (de um creme hidratante com) um fator de proteção 30 ou superior retarda os sinais de envelhecimento da pele e reduz as chances de desenvolver um câncer. Se tiver proteção solar ainda melhor!

A luz solar é a principal fonte de radiação ultravioleta e a exposição a esta radiação é um fator de risco principal para a maioria dos cânceres de pele, de acordo com alerta da Sociedade Americana do Câncer em sua página web.

Os UVB são os que causam principalmente as queimaduras na pele, mas as UVAS são associadas a um dano à pele a longo prazo.

2. Antioxidantes

Os antioxidantes devem ser aplicadas imediatamente após a limpeza da pele, para que se absorvam melhor. O principal benefício dessas substâncias é que são capazes de neutralizar o dano dos radicais livres – sim, aqueles que fazem com que as células envelheçam – o que no caso da pele significa rugas, linhas de expressões e flacidez!

Os radicais livres se formam em muitos processos do corpo, por exemplo, pelo metabolismo ou pelo sistema imunológico para atacar vírus e bactérias, mas também por fatores ambientais, como os raios ultravioleta do sol e da poluição.

A vitamina C e a vitamina E são dois ingredientes bases para conseguir ter uma boa ação de proteção contra o envelhecimento da pele. Ao menos, é o que estudos científicos sobre peelings constataram com alguns estudos comprobatórios.

3. Retinol

O retinol pertence à família dos retinóides, os derivados da vitamina a, e é geralmente aplicada à cosmética por seus efeitos benéficos. O retinol apaga as manchas escuras e linhas de expressão, uniformiza-se o seu tom de pele e suaviza sua aparência e fecha os poros dilatados.  Todos os especialistas concordam em que este ingrediente necessário adaptar-se à pele, por isso, não adianta ficar furioso se com você aparentemente nada funciona… é tudo uma questão de teste 😉

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *