Flutuações hormonais incômodas podem causar sensibilidade mamária cíclica (variando de incômoda a insuportável), mesmo quando a Tia Flo não está prevista para uma visita. Além disso, como a perimenopausa causa ciclos irregulares, é quase impossível saber quando seus seios começarão a latejar, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer. Seus seios também podem parecer “mais grumos” do que antes, observa Ellen Dolgen, blogueira do Menopause Mondays e autora do e-book gratuito, O guia da namorada para sobreviver e prosperar durante a menopausa e a perimenopausa . Estas são outras razões pelas quais seus seios podem machucar .
A perimenopausa faz com que algumas mulheres se tornem um pouco desajeitadas – e esses pequenos inchaços podem se transformar rapidamente em grandes hematomas. Isso ocorre porque os hormônios flutuantes podem tornar a pele mais fina, fazendo com que você se machuque mais facilmente. Estes são outros sintomas da perimenopausa que você pode não estar ciente.
Estranhamente, o lacrimejamento excessivo é um sinal de que seus olhos estão desesperadamente tentando compensar a falta de umidade. E você pode agradecer os hormônios em queda para os olhos estilo “Cheech e Chong”, diz Dolgen. Os hormônios afetam os tecidos oculares e a composição das lágrimas que seus olhos produzem, resultando em olhos excessivamente secos e alterações na visão (passando de míope para clarividente, por exemplo). Você pode tentar um desses remédios caseiros para olhos secos e irritados .
Não se surpreenda se sua pinça se tornar sua nova melhor amiga, diz Dolgen. Para um sortudo 15% das mulheres, o cabelo “super humano” no queixo, lábio superior ou bochechas é um sintoma muito comum da perimenopausa, de acordo com a North American Menopause Society. E, talvez, o que é pior, o cabelo na cabeça pode ficar fino, seco ou quebradiço. Essas são as razões pelas quais seu cabelo pode estar caindo .